fbpx

GOSTAVA DE VIVER NA CASA DO SEUS SONHOS? FALE CONNOSCO.
Prestamos um serviço de aconselhamento diferenciador ao nível da contrução de todo o tipo de imoveis.
Sejam eles para habitação (moradias e edifícios plurifamiliares), serviços (hoteis, hospitais, residenciais júnior e sénior, entre outros), industria (pavilhões, armazéns, naves industriais, entre outros) e comércio.
Temos soluções construtivas que vão desde o tradicional às soluções tecnologicamente mais avançadas.
Oferecemos um vasto leque de modelos personalizados de moradias que combinam design, atualidade, requinte e bom gosto.
Tenha a casa que sempre desejou ao melhor preço e sem preocupações!
Para obter mais informações, envie-nos os seus dados através do preenchimento do formulário, ou contacte-nos pessoalmente.

AUTOCONSTRUÇÃO

 

Encontrar o imóvel com todas as características e particularidades que desejamos, é praticamente impossível. E encontrar algo remotamente semelhante é, maioritariamente, uma aventura e um processo muito demorado

Por esses motivos, muitas vezes se considera projetar e construir a própria habitação. Dessa forma, o imóvel vai corresponder a 100% às suas necessidades e da sua família. O design, o layout, a tipologia e os acabamentos serão de sua escolha, refletindo o seu gosto pessoal e a sua visão de casa ideal, o imóvel construído será a “sua cara”.
Construção
Construção
Porém, construir a própria casa pode ser um verdadeiro desafio, se tivermos em conta todos os passos que são necessários dar desde a aquisição do terreno até conseguir ter a chave na mão. A complexidade dos procedimentos e burocracias exigidos por lei, quer ao proprietário quer aos responsáveis de arquitetura, de construção e as inspeções necessárias, faz muitas vezes com que os sonhos não passem disso mesmo, sonhos
O tempo dispendido entre reuniões na câmara municipal e/ou com o gabinete de arquitetura, a contratação de mão de obra, a escolha e a compra de materiais, levam a que muitos dos proprietários desistam do projeto ainda antes de começar.
Construção
Construção
O planeamento é mandatário pois deve avaliar quanto tempo irá demorar a construção assim como quanto lhe custará todo o processo, de forma a prevenir e prever todas as despesas, comparando custos/orçamentos e analisar o impacto que essa despesa terá no seu orçamento familiar.

PONDERE NOS SEGUINTES PONTOS ANTES DE CONSTRUIR

Construção
Planeamento do imóvel Comece por planear o seu imóvel, pense em tudo o que quer que a sua casa tenha e liste. A localização, a tipologia, o design, o formato do imóvel e todos os elementos exteriores (o terraço, piscina, churrasqueira, garagem, anexos…). Quanto mais detalhado for este planeamento, mais facilmente conseguirá ver onde pode investir. Convém efetuar uma pesquisa exaustiva ao mercado e estabelecer valores realistas, o que lhe vai permitir fazer ajustes em função de determinadas escolhas. Na maioria dos orçamentos, grande parte do valor acaba por se esvair nos detalhes e/ou acabamentos. Estes são a fonte da maior parte das derrapagens orçamentais. Equipar a cozinha com eletrodomésticos de gama alta, instalar um sistema de domótica ou painéis solares, colocar um pavimento especial ou uma bancada do melhor mármore…. Existe um infindável número de itens que podem fazer subir exponencialmente o custo da sua casa.
Orçamento Estabeleça uma relação racional, precisa e detalhada entre o capital que que vai pedir emprestado (caso necessite) e os recursos que dispõem para estabelecer um orçamento limite, e um valor de reserva para contingências. O orçamento deve ser meticuloso, bem elaborado e o mais importante de tudo, respeitado! Deve estabelecer uma relação detalhada das despesas e receitas durante um período de tempo relativamente longo para evitar percalços. Assim se evitam as derrapagens financeiras devido à má gestão dos valores, levando a que se escolham materiais de qualidade inferior ou que seja necessário fazer concessões em termos de design.
Construção

Seja meticuloso, ponderado e determinado para tentar prever e prevenir o maior número de cenários possíveis.

Tipo de construção Uma das maiores e mais importantes decisões a serem tomadas, ocorre logo no princípio de todo o projeto: que tipo de construção vai escolher para a sua casa?

Entre os vários sistemas construtivos, os que predominam são: alvenaria convencional, alvenaria estrutural, aço leve (LSF), madeira e paredes de concreto.
Cada sistema tem as suas características, os seus benefícios e suas particularidades.
É necessário analisar a fundo cada tipo de construção e a influência que têm no tempo de construção assim como no custo final da mesma.
Para se encontrar o melhor e mais adequado sistema construtivo para o seu projeto, deve ser analisado o desempenho de cada um, a mão de obra disponível na região, a durabilidade, o objetivo e a função da construção.
Alvenaria Convencional

Vantagens:
  • Carga da estrutura é absorvida pelas lajes, vigas, pilares e fundação
  • Suporta grandes vãos devido ao flexível dimensionamento de blocos
  • Grande disponibilidade de mão de obra e materiais
  • Facilita a utilização de mão de obra pouco qualificada
  • Facilita futuras reformas e mudanças no projeto
  • Facilita a utilização de portas e janelas com medidas não padronizadas
  Desvantagens:
  • Devido à mão de obra não qualificada, é possível o surgimento de diversos tipos de contratempos na obra
  • Maior custo (€/m2)
  • Maior tempo de execução de obra
  • Gera muitos resíduos (+20 a 30%)
 
Construção
Construção
LSF

    Vantagens:
  • Redução no custo de transporte
  • Redução no custo de construção
  • Redução do peso da estrutura
  • Maior agilidade na construção
  • Maior precisão na execução
  • Melhor isolamento térmico e acústico
  • Melhor resistência sísmica
  • Melhor resistência ao fogo
  • Maior facilidade de reparações
  • Maior abertura de vãos
 
Desvantagens:
  • Limite de pavimentos
  • Limite de construção em altura (até 5 pisos)
  • Dificuldade de encontrar mão de obra especializada
Construção
Construção
construção
Construção em Madeira

Vantagens:
  • Redução no custo de construção
  • Redução do peso da estrutura
  • Redução dos resíduos de obra
  • Maior agilidade na construção
  • Maior precisão na execução
  • Melhor isolamento térmico e acústico
  • Melhor resistência sísmica
  • Maior abertura de vãos
  • Menor impacto ambiental
 
Desvantagens:
  • Mão de obra especializada
  • Maior correção de acabamento
  • Não descarta totalmente o concreto armado
construção
Construção
Construção
Crédito Habitação

Caso não tenha capacidade de investimento na construção da sua habitação, ou caso necessite de uma injeção extra de capital, o crédito à habitação com finalidade de construção é o primeiro passo a dar. Este empréstimo pode englobar ou não o custo do terreno e funciona por tranches, isto é, o montante vai sendo disponibilizado à medida que a obra avança. O montante máximo a emprestar neste tipo de créditos será definido em função da avaliação da construção. Os custos do crédito variam conforme a duração, montante, mutuantes, entre outros. Para que o crédito seja aprovado, o cliente terá de apresentar um projeto de construção aprovado pela Câmara Municipal, a Licença de Construção e um orçamento com uma estimativa aproximada do custo total da construção. O crédito é parte basilar neste processo, e para que o seu sonho não se transforme num pesadelo, deverá procurar acompanhamento e aconselhamento personalizado junto de consultores competentes, capazes de analisar a sua capacidade financeira para fazer face ao valor necessário para o investimento. O crédito é parte basilar neste processo, e para que o seu sonho não se transforme num pesadelo, deverá procurar acompanhamento e aconselhamento personalizado junto de consultores competentes, capazes de analisar a sua capacidade financeira para fazer face ao valor necessário para o investimento.

Credenciados pelo Banco de Portugal, os nossos consultores de crédito, certamente o irão ajudar a escolher a melhor solução para o seu projeto e para a sua disponibilidade financeira.

Projeto Personalizado

Trata-se de um projeto personalizado, idealizado por si e para si, que irá corresponder às suas necessidades, gostos e expectativas.
O seu envolvimento pessoal na escolha e compra do terreno, do layout e tipologia da casa, do tipo de construção, do design, da criatividade e na escolha dos materiais permite que o projeto seja o reflexo do seu sonho, tornando o mesmo no seu ideal de imóvel.
Poderá ser necessário ajustar o orçamento, consoante a prioridade de algumas divisões, tais como a cozinha e os wc.
A escolha de melhores materiais poderá enriquecer estas divisões em detrimento de outras, ao optar, estrategicamente, por materiais mais baratos ou obtendo bons negócios nos fornecedores de materiais.
Saberá que a qualidade dos trabalhos e dos acabamentos foi a melhor possível, segundo o seu orçamento e as escolhas necessárias para não derrapar financeiramente.
O resultado será o resultado do seu empenho e das suas escolhas, obtendo um imóvel único e orgulhosamente seu.
Custos associados
Para além do pedido de crédito bancário para a construção do imóvel, há todo um rol de despesas associadas ao qual é necessário fazer face.

Aquisição do terreno: A escolha do local onde se vai construir, tem de ser muito bem ponderada. Se escolher comprar um terreno pertencente a um loteamento, tem a vantagem de, habitualmente, já ter instaladas algumas infraestruturas de base, tais como eletricidade e esgotos, entre outras. Por outro lado, se escolher um terreno não loteado, todas estas estruturas terão de ser feitas por si às suas expensas.
Projeto de arquitetura e especialidades: A escolha do gabinete de arquitetura é outro dos custos associados pois trata-se uma construção de acordo com as suas necessidades e ao seu gosto. Há que realizar uma pesquisa exaustiva para encontrar os arquitetos que possam “criar” o imóvel que idealizou. Solicitar orçamentos para um mesmo projeto, e escolher o que mais se adapta às suas pretensões. É necessário executar um levantamento topográfico e um projeto de arquitetura que depois serão passíveis de aprovação pela Câmara. Para além do projeto de arquitetura, tem de ter os projetos adicionais de esgotos, água, gás, comunicações, eletricidade entre outros, intrínsecos ao tipo imóvel.
Licenças e alvarás: O custo das licenças (de construção e de habitação) e dos alvarás também são despesas inerentes ao futuro proprietário. Depois do levantamento topográfico e do projeto de arquitetura serem aprovados pela Câmara, passa-se à entrega dos projetos de especialidades. É nesta fase que a Câmara procede à apreciação dos projetos de obras de edificação e dá a licença de construção. Após o término da obra, caso não tenham existido alterações ao projeto inicial, é efetuada uma comunicação à Câmara e solicita-se o alvará da licença de utilização.
Há mais despesas envolvidas além destas, por isso será prudente ter um montante para eventualidades, entre 10% a 20%. Deste modo pode fazer face a despesas inesperadas que poderão surgir, para que não tenha que parar o seu projeto por falta de capital.
Construção
Fatores influenciadores

Existem fatores adicionais que influenciam o valor final do imóvel a ser autoconstruído. Entre muitos mais, indicamos alguns que nos parecem mais importantes e influenciadores.

  • Localização: A localização do terreno é de suma importância para a valorização do futuro imóvel. Porém, essa mesma localização influencia os valores praticados para a aquisição do terreno. Um terreno bem localizado, com bons acessos às redes de transportes e às redes viárias, perto de serviços, equipamentos e infraestruturas, será mais caro que um terreno “perdido no meio do nada!”
  • Tamanho do imóvel: Quanto maior for a área a construir, mais dispendioso se tornará a construção. Seja em altura, seja em número de divisões ou em extensão (área de implantação) quanto mais fundações necessitar, mais caro o imóvel ficará. Este valor pode ser colmatado com uma arquitetura inteligente, onde o design e a imaginação têm papéis fundamentais.
  • Formato e design: Uma casa de linhas mais contemporâneas, vulgo linhas direitas, assim como um telhado mais simples, irá diminuir o valor de custo do imóvel. Porém, linhas demasiado contemporâneas, onde se irá pagar pela criatividade do design, também fará o custo aumentar. Equilibrar o design, o bom gosto e o custo poderão ser um desafio, mas será certamente recompensador ao ver o imóvel tomar a sua forma.
  • Especificações: Materiais premium, acabamentos de excelência e equipamentos topo de gama darão uma qualidade extra ao imóvel, mas também irá aumentar o seu custo final de forma considerável.
Materiais premium para construção “resistente” ao fogo, mármore de Carrara numas escadas e/ou domótica são exemplos dessas especificações.
  • Áreas adicionais: Se pretender acrescentar ao projeto de construção uma garagem, arrecadação e/ou arrumos, piscina e/ou área de lazer, conte com um custo mais elevado por m2.
  • Envolvimento pessoal: Caso tenha conhecimentos e habilidade para poder auxiliar na construção do seu imóvel, contribua e envolva-se ativamente no seu projeto. Vai ter uma melhor perspetiva de como tudo se processa e terá imenso prazer em poder dizer que fez parte da construção do seu imóvel…
Porquê optar pela Autoconstrução?

Porquê escolher a autoconstrução, em vez de um produto já acabado com o qual teria menos “problemas”?
Deixamos aqui algumas razões para optar por esta via!
  • Em norma, pode construir um imóvel maior do que o que compraria com o mesmo dinheiro;
  • Pode acrescentar qualquer tecnologia ou energias renováveis, na fase do design que, a longo prazo, irão tornar o imóvel mais económico e eco-frendly;
  • Consegue gerir a escolha dos materiais de acordo com o seu orçamento;
  • Consegue controlar a qualidade do trabalho e dos acabamentos;
  • Poderá reduzir os custos finais em cerca de 30%, em comparação com a compra de imóvel;
  • Obtém um imóvel 100% personalizado com o que deseja e necessita;
  • Obtém o retorno do investimento, por norma, se optar pela venda do imóvel.

REGRA DE OURO

Para saber o valor que precisa ter para o seu imóvel, aplique esta regra e não tenha surpresas desagradáveis: Valor Terreno + Valor Construção + Valor Imprevistos = Valor Final Construção Imóvel

Temos uma equipe dedicada a si, para o auxiliar da melhor forma, na concretização do seu sonho.

DS Montijo

GRÁTIS
BAIXAR